top of page
Minha Escolha:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Procure por Tag:
Nenhum tag.
Fique a Par:

Fangoterapia – lamas com cores e efeitos surpreendentes!


A fangoterapia é uma técnica usada desde há milênios, por muitas civilizações, para melhorar o bem-estar e com fins terapêuticos.

Recentemente, temos assistido a um grande desenvolvimento da fangoterapia integrada nos serviços oferecidos por modernos SPA’s e instalações termais.

O que é a fangoterapia?

Fango é a palavra italiana para designar lama.

As lamas usadas em fangoterapia têm origem em lamas marinhas, ou lamas de nascentes de águas termais ou, ainda, lamas provenientes de rochas de zonas vulcânicas.

As lamas, ou fangos, são, pois, uma mistura de argila muito fina com matéria orgânica vegetal, terrestre ou marinha, e com grande abundância em minerais, de acordo com o local onde são colhidas.

A diversa riqueza da sua composição em mineral e substâncias orgânicas conferem diferentes cores aos fangos que correspondem também a diferentes características terapêuticas. Há fangos brancos, verdes, amarelados, castanhos e negros, os com maior riqueza mineral.

A fangoterapia consiste na aplicação destas lamas no corpo.

Os fangos podem ser aplicados com múltiplas técnicas de acordo com diversas reações orgânicas pretendidas – frios, quentes, com vapor, em extensas zonas da pele ou só em determinado local para um tratamento específico.

Benefícios da Fangoterapia:

A riqueza dos fangos em muitos minerais, microalgas ou outras substâncias orgânicas dissolvidas nos lodos e lamas, ajudam a remineralizar, tonificar, regenerar e desintoxicar o nosso organismo.

Em tratamentos dermatológicos permitem uma recuperação da vitalidade e da beleza da pele, diminuem a intensidade das rugas e das linhas de expressão, e retardam o envelhecimento da pele.

Quando são ricos em microalgas e lodos marinhos facilitam a drenagem linfática, absorção de gorduras localizadas e ajudam a combater a celulite.

De acordo com a composição dos fangos usados, a fangoterapia pode ter um efeito calmante e relaxante global, ajudando a recuperar os efeitos do stress.

A fangoterapia tem efeitos anti-inflamatórios. De realçar os benefícios da fangoterapia usada de forma regular durante 3 meses, nos tecidos musculo-esqueléticos, nomeadamente na melhoria dos sintomas da osteoartrite dosjoelhos.

Parafangos – aumentar a capacidade terapêutica

Quando às diversas lamas usadas em fangoterapia se juntam outras substâncias com o objetivo de melhorar as suas capacidades terapêuticas estamos perante parafangos.

Os parafangos em que foi adicionada parafina, permitindo o seu aquecimento e melhorando a sua capacidade plástica, são muito usados em fisioterapia.

Há parafangos muito enriquecidos com alguns tipos de algas que lhes aumentam as capacidades drenante e estimulante.

Fangoterapia - faça você mesmo!

Felizmente, existe no mercado uma enorme variedade de produtos para fangoterapia que pode usar em sua casa.

Cremes e lamas para mascaras a aplicar no rosto e pescoço e promover a beleza da sua pele.

Fangos para aplicar em várias zonas do corpo e com diferentes efeitos: para esfoliar, regenerar, drenar, estimular a circulação ou sedantes para relaxar.

Fangos e parafangos específicos para ajudar a melhorar osteoartroses.

Saiba que quando aplica lamas ou fangos não os deve deixar secar na pele, sob pena de perderem o seu efeito benéfico. Assim que a lama começar a secar nas margens é o momento de juntar água e as retirar.

Quem não deve usar fangoterapia

A aplicação de fangos altera a temperatura do corpo e, pela sua riqueza mineral, solicita de forma intensa a reação dos sistemas cardiovascular e renal.

Quem sofre de alguma doenças cardiovascular ou renal não deve usar fangoterapia em SPA’s, termas ou em casa, se aplicado em zonas extensas do corpo.

EsmeraldAzul – para uma vida saudável, consciente e sustentável.

FANGOTERAPIA :

Redução de medidas e de retenção de líquidos.

A atuação desses ativos no organismo ajuda a liberar toxinas, eliminam a retenção de

líquidos e ajudam na redução de medidas.

Isso sem falar que a derme ganha um toque macio e acetinado graças aos efeitos da

exfoliação e da máscara corporal.

Fango significa simplesmente lama. Mas apenas aquela lama com origem em terras vulcânicas, em mistura com águas termais. O material é selecionado e retirado das fontes vulcânicas a uma temperatura de 23ºC. Fangoterapia é o uso terapêutico dado ao fango. Devido à ação antisséptica, os egípcios usavam-no para fins medicinais: reumatismo, inflamações, úlceras, embalsamento, etc. Na estética, é usada nos tratamentos de redução de volume e no combate à gordura localizada e ao aspecto enrugado da celulite. É também usada nos tratamentos de revitalização facial, devido à ação do magnésio, cálcio, enxofre, zinco, cobre e silício. É também utilizado em drenagem linfática (absorção de toxinas), ajuda na cicatrização e retarda o envelhecimento, atenuando rugas e linhas de expressão, além de usado como creme redutor de gordura. *Para desintoxicar o organismo primeiro é preciso preparar a pele para receber o produto, depois aplica-se a lama com um pincel e envolve-se o corpo com filme de PVC e deixa agir por 30 minutos com cobertor térmico. A sensação após a aplicação é de refrescância, após algum tempo a lama seca e a pele parece ser repuxada. A pasta também pode ser misturada à parafina quente (Parafango) - para perda de medidas, algas marinhas e águas termais - que também são extraídas das regiões vulcânicas. Essa tecnica é o o carro chefe da Estética a dez anos, é o maior sucesso, posso recomendar que é o melhor, entre todas as tecnicas apresentadas até agora.

OBS. Resultados antes e depois feito a fangoterapia por mim e acompanhado por mim.


bottom of page